Chocolate quente com leite de coco

Posted on Posted in Doces, Receitas

Oi!

Quero dizer que estou muito, muito feliz, porque adoro fazer alguma receita que dá vontade de compartilhar aqui com vocês! Como o meu site não é de culinária nem nada do tipo, não costumo ficar caçando opções pra publicar aqui, então é sempre divertido quando preparo alguma coisa que acho que mais gente vai gostar também. 🙂

Essa receita é maravilhosa pra quando está frio. Se você está em algum lugar mais friozinho, aproveita! Se você não está, sem problemas. Ninguém disse que é proibido tomar chocolate quente no calor, não é? Ou que você não pode transformá-lo em um chocolate gelado. Então, sorriam, que essa é uma receita para todos! Mas, antes, vou contar como foi que decidi fazê-la.
hc
Algo que talvez vocês não saibam sobre mim é que eu adoro ler! Amo mesmo. Estou o tempo inteiro lendo alguma coisa, independente do que seja. Um dos meus prazeres secretos na leitura são aqueles livros chick-lit, sabe? Ou mesmo romances juvenis. Aquelas histórias leves, bobinhas e que são, praticamente, todas iguais. Reconheço, não tem muita variedade no gênero. E alguns dos livros conseguem ser muito, muito (MUITO) ruins. Porém também conseguem ser ótimos. Ruins e bons ao mesmo tempo, mais ou menos isso.

Mas por que estou dizendo isso? Pois bem. Dia desses, estava eu lendo  um desses romances e, nossa, ele foi um dos piores que encontrei. Normalmente, até consigo escolher uns mais legaizinhos, mas nesse eu errei feio, não consegui terminar de ler. Felizmente, houve um saldo positivo: essa receita!

É que a história se passava na França (clichê 1), a protagonista era dona de um café (clichê 2) e muito famosa pelo seu chocolat chaud (clichê 3). E tinha chocolate em cada página. Ela fazia tanto esse chocolate quente, eles bebiam tanto chocolate, falava-se tanto de chocolate, que eu não pude evitar: assim que desisti do livro, fui para a cozinha pra tentar preparar um pra mim também. Preferi usar o leite de coco porque adoro e porque me entendo melhor com ele, mas é claro que você pode usar o que preferir. E o resto da receita também foi meio inventado… fui pelas sensações, pela impressão que tinha ficado.

O resultado foi tão delicioso e rico, que não consegui ficar ressentida com o livro. Eu não vou sugerir a leitura pra vocês, porque seria até um pouco de maldade, mas deixo a sugestão de fazer a receita. Não vão se arrepender, prometo!

Ingredientes

– 2 xícaras de leite de coco caseiro
– 1 colher de sopa de açúcar mascavo
– 1/2 colher de chá de canela em pó
– Pitada de noz-moscada ralada
– Gotinhas de extrato de baunilha
– Pitada de sal
– 100g de chocolate amargo em pedaços (usei 70% de cacau)
– 1/4 de xícara de chá de café coado forte (opcional)

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o leite de coco e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo até o açúcar se dissolver completamente. Em seguida, adicione as especiarias (canela, noz-moscada e baunilha) e o sal. Deixe que essa mistura chegue à fervura – cuidado, porque o líquido pode subir e fazer uma bagunça no início! -, abaixe o fogo, e mantenha em fervura branda por cerca de 15 minutos. Isso vai dar ao leite de coco os deliciosos sabores das especiarias.

Obs. 1: Se não tiver o extrato de baunilha, basta omitir. Quando fiz pela primeira vez, não tinha, e garanto que continuou delicioso. Também já usei gengibre em pó, e o omiti da receita agora porque muita gente não gosta. De todo modo, fique à vontade para experimentar com as especiarias que gostar mais!
Obs. 2: Se quiser, pode usar canela em pau e gengibre fresco para obter o sabor, bastando retirá-los da mistura após o período de 15 minutos e seguir com o preparo normalmente.

Após os 15 minutos, acrescente o chocolate em pedaços à panela, mexendo constantemente, até que tenha derretido completamente. Nesse momento, se quiser, adicione também o café. Deixe essa mistura no fogo por mais cerca de 5 minutos, para que fique mais concentrado e encorpado.

Por fim, retira do fogo, e, com um batedor de arame ou mixer, bata a mistura rapidamente, para que ganhe ainda mais cremosidade e fique com aquela simpática espuminha em cima. Agora, é só servir e acompanhar com um (bom) livro. <3

Rendimento: 3-4 porções, depende da sua vontade de chocolate.
Pode ser armazenado na geladeira por até 2 dias, e reaquecido na hora de consumir.

Imagem: Reprodução Flickr