Torta de maçã

Posted on Posted in Doces, Receitas

Vocês gostam de frutas assadas? Eu não gosto de frutas assadas.

Sim, é meio estranho começar falando assim justamente quando venho trazer uma receita de torta de maçã, que, aliás, é super fácil e maravilhosa; mas é verdade. Se eu puder escolher, vou sempre querer as minhas frutas in natura mesmo, nem penso em colocá-las no fogo. Isso é, com a exceção da banana da terra – banana da terra eu quero cozida, assada, frita, grelhada, em purê, no bolo e tudo mais. Mas, nesse caso, tudo bem, né? Não é como se banana da terra crua fosse lá muito interessante. Ah, sabe o que? Acho que frutas vermelhas também, pelo menos algumas delas. Se você quiser colocar amoras em um bolo, não vou me opor, mas morangos… Não, melhor não. E geleias! Se for pra fazer geleias ou doces, acho que pode também. Coco? Hmm… verdade, coco tostado e chips de coco também são maravilhosos, vou ter que admitir.

Tá, não vou ser tão radical. Digamos que a regra é meio aleatória, e há algumas boas exceções, mas, para a maioria das frutas, ela se aplica. Não quero maçãs assadas, nem peras pochê, bife de jaca (eu juro que existe) nem melancia grelhada. Nada contra grelhar coisas saudáveis, tá? Não pretendo reacender a polêmica recente e deixo bem claro que acredito que o ser humano é livre para fazer churrasco do que ele quiser, só faz o favor separar a minha parte antes de despachar as frutinhas pra o fogo.

5653658979_d394f4b578_bMas e a torta? Bom, eu prefiro comer maçãs no seu estado natural, sim, mas acontece que convivo com pessoas que enfrentam uma situação exatamente contrária à minha, em relação às maçãs: em tortas e doces, tudo bem, mas maçã crua não é assim tão bem-vinda ao paladar desses indivíduos. Mistérios da complexidade humana. Enfim, como havia maçãs sobrando, vontade de testar receitas e um público apreciador de torta de maçã, estava feito.

E sabe que eu até comi? Ficou boa! Não que eu esperasse que o resultado fosse ruim, mas ficou boa mesmo, até pra quem não é tão fã da ideia, como eu. Preciso agradecer a vocês, pessoas comedoras de frutas de diversas maneiras, pelo estímulo para fazer a receita. E, a julgar pela animação de quem comeu a torta e pelo fato de que repeti a receita no dia seguinte, quem gosta de frutas assadas vai ficar muito feliz com essa torta! 🙂

Ela não é aquela torta de maçã convencional, com massa podre (e poderia até receber outro nome), mas é muito, muito fácil de fazer, praticamente sem chances de erro, e você pode usar outras frutas! Olha só a receita:

TORTA DE MAÇÃ
Ingredientes

– 3 maçãs cortadas em fatias não muito finas, tipo meia-lua. – Eu faço com casca, mas pode descascar, se preferir.
– 1/2 de xícara de chá de fécula de mandioca (polvilho doce)
– 1/2 xícara de chá de coco ralado (opcional)
– 3/4 xícara de chá de açúcar mascavo
– 1 pitada de sal
– 1 colher de sopa de canela em pó
– 1/2 xícara de chá de nozes picadas
– 1/2 xícara de chá de uvas passas
– 3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
– 1/2 xícara de leite de coco ou água
– 3 ovos caipiras em temperatura ambiente

Modo de fazer

imagesPré-aqueça o forno a 180°.
Unte uma travessa pequena (cerca de 20cm de lado e 4 cm de altura) com manteiga. Descasque (ou não) as maçãs, corte ao meio, retire o centro onde ficam os caroços, e corte cada metade novamente em fatias não muito finas, tipo meia-lua. Se quiser, coloque as fatias cortadas em um recipiente com água e suco de limão enquanto prepara, para evitar que elas escureçam.
Separe uma colher de sopa do açúcar e reserve.
Em uma tigela separada, misture os ingredientes secos: o restante do açúcar, o sal, a canela em pó e o coco ralado, se for usar.
Disponha metade das fatias de maçã no fundo da travessa untada e espalhe sobre elas metade da mistura de açúcar, sal, canela e coco ralado, distribuindo uniformemente. Adicione uma parte da quantidade de uvas passas e nozes picadas. Em seguida, repita o processo: coloque mais uma camada com as fatias de maçã que sobraram e disponha o restante da mistura de ingredientes secos. Finalize com as uvas passas e nozes. Escrevendo parece muita coisa, mas é simples.
Derrame a manteiga derretida no entorno da forma, ao redor, e sobre camadas.
Por fim, bata os ovos inteiros com a fécula de mandioca, até se transformar em uma mistura lisa e uniforme. Acrescente a colher de sopa do açúcar e a ½ xícara de leite de coco (ou água), e bata mais um pouco. Então, disponha essa mistura líquida sobre os outros ingredientes na travessa, com o cuidado de deixar tudo coberto. Leve para assar por cerca de 20-30 minutos. A torta estará pronta quando a superfície estiver dourada e sequinha.

Imagens: Reprodução Flickr