Creme de castanha de caju e chocolate

Posted on Posted in Doces, Receitas

Um belo dia, eu estava em casa, curtindo o ócio de um domingo à tarde, com fome e… pensando em possíveis receitas. Não sei se já contei a vocês, mas sempre que eu fico com fome e estou desocupada, fico também muito criativa em relação a receitas. Imagino combinações de sabores, penso em testar novos ingredientes, reinventar preparações antigas, fico me perguntando se essa ou aquela ideia já foi feita e tudo mais. Não é intencional, mas acontece. Também ocorre muito se eu estiver com fome e entediada, e filas de espera e palestras chatas já me deram algumas boas ideias, pra falar a verdade.

Mas então, voltando: cá estava eu, num desses momentos de ócio criativo (ou, melhor dizendo, fome criativa), quando, de repente, pensei:

“E se eu fizesse… UMA NUTELLA DE CASTANHA DE CAJU?!”
4739111566_2c1d1054f0_o
Escrevi assim, em caixa alta, pra tentar passar toda a empolgação com que o pensamento ocorreu. Você pode até achar uma ideia repetida, ou mesmo sem muita graça, mas eu não. No momento, achei que era simplesmente a melhor ideia do mundo inteiro. Me achei realmente um gênio da criação culinária.

Como todo mundo sabe, castanha de caju é a melhor castanha que existe e desconfiaria muito se alguém discordasse é a minha castanha preferida, e a ideia de fazer um delicioso creme com ela, adicionar chocolate derretido e comer de colher com frutas, no lanche, me pareceu incrível.

E é claro que eu fui correndo para a cozinha testar!

Só posso dizer que o resultado foi muito delicioso. Perigosamente delicioso. Faz aí e me diz se foi ou não foi uma ideia muito boa.

Creme de castanha de caju e chocolate

Ingredientes

– 2 xícaras de castanha de caju crua
– ¾ de xícara de leite de coco (180ml)
– 1 colher de sopa de cacau em pó
– 3 colheres de sopa de mel (De preferência, um que não tenha sabor muito intenso)
– 200g de chocolate de qualidade (Prefira acima de 50% de cacau, sabendo que, quanto maior a porcentagem de cacau, mais escuro e menos doce vai ficar o creme)
– Pitada de sal

Modo de fazer

4739110978_8af07485ae_bPrimeiro, deixe as castanhas de molho por, no mínimo, 4 horas. Eu normalmente tenho castanhas prontas, que já passaram por este processo, e que eu deixo torradas. Você pode escolher fazer o creme tanto com elas cruas, quanto depois de torrar, o que faz com que seu sabor fique mais intenso no resultado final.

Depois do molho, retire-as da água e leve-as imediatamente para o processador (veja a observação sobre o uso do liquidificador abaixo), batendo até que atinjam uma consistência de manteiga.

Se preferir torrar, que foi como eu fiz, retire as castanhas do molho, seque-as, e leve para tostar em uma frigideira em fogo baixo, por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Estarão prontas quanto ficarem com uma coloração dourada e alguns pontos escuros. Importante: nesse caso, processe as castanhas assim que tirar do fogo, ainda quentes, pois o calor ajudará a atingir a consistência desejada.

Em uma panela, misture o leite de coco, o cacau em pó e o mel e leve ao fogo, mexendo sempre, até que a mistura atinja a fervura. Reserve. Em seguida, leve o chocolate ao banho-maria, até que esteja completamente derretido. Reserve também.

Adicione o chocolate derretido à manteiga de castanhas que está no processador, batendo mais algumas vezes, até que ele esteja incorporado. Por fim, acrescente a mistura de leite de coco, cacau e mel, e processe novamente, até que o creme tenha atingido uma consistência uniforme.

Depois disso, basta esperar esfriar e guardar em um pote hermeticamente fechado, na geladeira.

Observação1: O resultado do processamento das castanhas vai depender da potência do seu processador. A consistência de manteiga é a ideal, mas já adianto que nem todos os aparelhos conseguem esse processamento fino, sendo que o resultado mais comum é ficar com uma consistência de “areia molhada”. Isso que normal e não interfere na realização da receita. A diferença é que, no final, o creme ficará com alguns pedacinhos de castanhas. Um creme crocante! (:

Da mesma maneira, você pode tentar fazer o creme no liquidificador, desde que ele seja potente o suficiente para triturar as castanhas até essa consistência. Nesse caso, será necessário fazer intervalos na hora de bater, para raspar as laterais com uma espátula e ajudar a misturar as castanhas. Acredito que, com um pouco de paciência, dá certo também!

Observação2: A receita e o modo de preparo utilizados foram adaptados do site do David Leibovitz, porque eu queria testar uma forma diferente de fazer. Você pode pegar todos os ingredientes e processar diretamente, sem as etapas de levar o leite de coco, o cacau e o mel ao fogo? Claro que pode, você é um ser livre. Com a exceção do chocolate em barra, que precisa ser derretido, eu não vejo por que isso não daria certo. Provavelmente, o resultado final seja um pouco diferente, mas isso não significa que a receita deu errado! Há vários modos de preparar um creme de castanhas com chocolate, e você pode utilizar o seu preferido.

Rendimento: Cerca de 1 xícara e meia
Duração estimada: Aproximadamente 1 semana na geladeira

Imagens: Reprodução missmoss.co.za