Bolo de café (com farinha de coco)

Posted on Posted in Doces, Receitas

Vou começar o post dessa receita com um desabafo: farinha de coco é um troço complicadinho de usar. Ela pode ser muito traiçoeira. Sim, eu acho o sabor uma delícia, e bolos e biscoitos feitos com ela ficam ótimos (quando funcionam), mas é preciso se tornar íntima dela primeiro. Observar seu comportamento, entender suas particularidades, testar possibilidades… Farinha de coco exige dedicação na cozinha. E eu, como grande entusiasta de bolos, não poderia deixar de experimentar com esse ingrediente.

Confesso que tive alguns resultados bem decepcionantes nas primeiras tentativas, como bolos que esfarelavam na hora de cortar e mais pareciam pães, assim como também já cortei alguns bolos para descobrir que eles só tinham ficado um pouquinho mais ressecados que o esperado, mas ainda assim não achei que eram bons o bastante. Sabem como é, eu queria exatamente o resultado que estava imaginando: um bolo macio e levemente úmido, de textura um pouco mais delicada, e não aqueles quase-bolos que estavam me aparecendo.

Sim, eu poderia ter desistido e me contentado em colocar a farinha de coco em frutas e iogurtes, em nunca mais inventar receitas com ela, e dormir sem a mancha de fracassos culinários no meu avental, mas insisti. Comecei a pesquisar mais sobre o seu uso, e isso fez toda a diferença.
4693015616_8fe3b68bb9_o
Descobri que ela é bastante rica em fibras, o que faz com que absorva muitos líquidos – e que contribua para a saciedade! -, e por isso é que as receitas que levam farinha de coco devem ter suas proporções ajustadas. Descobri que nelas, normalmente, são usados mais ovos e mais líquidos, assim como menos gordura. Descobri também que existe uma grande diferença entre a farinha de coco caseira e a vendida pronta. Aliás, existe uma grande diferença até entre marcas. As massas de bolos feitas com ela realmente ficam mais densas e com uma textura levemente mais grosseira que aquelas feitas com trigo e não crescem muito, mas o resultado é, sim, um bolo macio e nutritivo.

Então, amigos e amigas que não querem sofrer e se decepcionar ao tentar fazer uma receita com a farinha de coco, aqui está a sua solução! Esse bolo fica muito gostoso, com um leve sabor de café, e é perfeito para um lanche ou café da manhã. Todos os testes valeram a pena, todos os bolos que deram errado (e que eu também comi, diga-se) e todas as pesquisas foram para o bem, afinal. Aproveitem!

Bolo de café
Ingredientes

– 6 ovos
– 1/3 de xícara de chá de manteiga amolecida (50g)
– ½ xícara de chá de mel (120ml)
– 1 ½ xícara de chá de farinha de coco (Usei essa aqui)
– ½ xícara de chá de café coado na hora (120ml)
– ½ xícara de água filtrada (120ml)
– 1 colher de chá de canela moída
– ½ colher de chá de noz-moscada ralada na hora
– Pitada de sal
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1 colher de sopa de vinagre de maçã

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga e enfarinhe (Evite usar farinha de coco, porque ela solta da fôrma e faz uma bagunça! Eu costumo usar fécula de batata ou amido de milho) uma assadeira redonda de cerca de 20cm de diâmetro.

Em uma tigela, bata a manteiga com o mel, até misturá-los completamente e formar um creme amarelo clarinho. Em seguida, acrescente os ovos, batendo a cada adição, até que estejam todos incorporados. Nessa mistura, acrescente a farinha de coco peneirada, misturando aos poucos, até que seja formada uma massa uniforme. Em separado, misture o café (não tem problema se estiver quente) e a água, e depois acrescente-os à massa, mexendo até incorporar tudo.

Então, acrescente a canela, a noz-moscada e o sal, misturando bem. Por fim, adicione o bicarbonato e o fermento em pó à massa e finalize com o vinagre de maçã, misturando tudo. Coloque na fôrma e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Superfície dourada, palitinho no centro do bolo para ver se está assado mesmo e pronto!

Observação: Para fazer um bolo de outro sabor, sugiro trocar o líquido. Ao invés de café, você pode usar iogurte, leite de coco ou suco e raspas de laranja, por exemplo. Para fazer um bolo de chocolate, seria necessário mexer um pouco mais nas proporções, reduzindo a quantidade de farinha e coco ou aumentando a quantidade de líquidos e o número de ovos. Não tenha medo, experimente! 🙂

Imagens: Reprodução Flickr

19 thoughts on “Bolo de café (com farinha de coco)

  1. Oi, Erika

    Que legal, fiquei feliz que a receita funcionou e que você gostou do resultado!

    Realmente, como falei no texto, a farinha de coco usada na receita pode modificar bastante o bolo, assim como a substituição de outros ingredientes. Mas cozinhar é isso aí mesmo, experimentar, e a sua ideia de transformar em um bolo gelado foi ótima. 😀

    Abraços e muito obrigada por vir aqui me contar!

  2. Fiz a receita com farinha de coco caseira e substitui a quantidade de café e água por leite de coco també caseiro. 4 ovos e ao invés de manteiga usei leite de coco. Separou um pouco, mas muito pouco. Uma fina camada mais aerada embaixo. Me incomodou um pouco então reguei com leite de coco, joguei coco fresco ralado por cima e em pacotinhos de alumínio coloquei na geladeira para fazer uma versão gelada.
    Ficou delicioso!
    Adorei a receita! Muito obrigada.

    ——————— (edição)—————————

    ** corrigindo:
    ao invés de manteiga usei óleo de coco 😉

  3. Oi, Anamaria.

    Que maravilha! Realmente, trabalhar com a farinha de coco é realmente uma questão de equilibrar os ingredientes secos e os líquidos, e pequenos detalhes podem fazer a diferença. Obrigada a você por vir aqui contar! 🙂

    Beijo!

  4. Oi Ariela, eu de novo! Fiz o bolo mais uma vez. Mas primeiro deixei a farinha secar mais tempo no forno. Descobri que ela estava úmida, pois um vidro que guardei logo estragou. Desta vez usei café, sem diluir com água para diminuir os líquidos como você recomendou e apenas 4 ovos. O resto, igual. Ficou muito bom!!!! Obrigada mesmo por esta receita que matou minha vontade de comer bolo depois de decidi não comer mais trigo. Beijos

  5. Olá, Anamaria! Ebaaaa, que bom que deu certo. 😀

    Também já fiz essa receita usando só leite de coco, sem água ou café. Como falei no texto, a farinha a ser usada vai fazer total diferença no resultado final, então também envolve um pouco de experiência de quem vai pra cozinha trabalhar com ela. Pode ser que a sua massa tenha ficado com líquido ou gordura em excesso mesmo, e por isso ocorreu a separação. Mas fico feliz em saber que gostou do resultado! Da próxima vez, se for fazer com farinha de coco caseira, tenta reduzir ainda mais a quantidade de líquido, quem sabe? O que acho mais legal na cozinha é justamente ir aprendendo o que funciona!

    Muito obrigada pelo seu comentário. Abraços!

  6. Ariela muito obrigada!!!!!!!! Pesquisei bastante para encontrar uma receita de bolo usando farinha de coco e logo vi que você estava sendo sincera, o que não é tão comum na internet. Então resolvi fazer o bolo, usando a farinha de coco que eu mesma fiz, por isso não queria errar! Comprei o coco, tive que aprender a abrir de um jeito decente, fiz o leite de coco e depois a farinha. Dizer que não deu trabalho seria mentira!

    O resultado da sua receita feita com a minha farinha foi uma massa líquida. Aumentei meia xicara, então coloquei duas xicaras de farinha de coco. Troquei o café pelo meu leite de coco caseiro. Não acrescentei água, já que a massa ainda estava quase líquida.

    Ficou no forno baixo (220 porque meu forno é fraco) 40 minutos. Resultado? Um bolo diferente mas um bolo! Depois de assado a massa ficou meio separada em duas, uma delas um bolo fofo umido o suficiente, normal. Outra não sei como explicar….como se fosse aerada ( tipo chocolate aerado), me parece a gordura do coco. Bem úmido. A combinação dessas duas massas ficou muito original e gostosa! Como tinha canela pensei que da próxima vez vou colocar cubinhos de maçã e umas nozes picadas. Vai dar mais sabor ao bolo. Depois te conto o resultado . Mas desde já agradeço mil vezes sua receita, que não me fez perder minha preciosa farinha nem meu precioso leite de coco!!!!! Mil beijos pra você da Anamaria

  7. Oi, Luciane.

    Como eu falei no texto, a consistência da massa e o resultado da receita vão depender bastante de qual a farinha de coco usada. Em alguns casos, pode ser que fique mais líquida mesmo, e aí o bolo pode ficar um pouco mais denso depois de assado, além de levar mais tempo no forno. Depois conta aqui como ficou? 🙂

    Abraços!

  8. Acabei de fazer o bolo está no forno, mais não sei se vai dar certo porque achei a massa muito aguada é assim mesmo ???? Eu segui a receita direitinho mas …. espero que dê certo

  9. Oi, Ana Paula!

    A farinha de coco é a polpa do coco seco após ter sido desidratada e retirada a maior parte da sua gordura, restando basicamente fibras e pequena quantidade de proteínas. Então, da mesma maneira que o coco ralado pode ser consumido sem cozinhar, a farinha de coco também pode. Você pode até mesmo prepará-la em casa! 😉
    Se estivermos falando da farinha industrializada, então é bom ficar de olho nos ingredientes, que não devem conter nada além de casca e polpa de coco.

    Abraço!

  10. Oi. 🙂

    Adorei o seu comentário. hahaha
    Fico feliz que tenha lido com facilidade! Da última vez em que fiz o teste, o meu perfil era INFJ, mas podemos mudar, né?

    Abraço!

  11. Nunca li um texto culinário com tanta facilidade. Aliás, mal consigo ler receita.

    Pesquise sobre “INTJ”, este é o teu perfil.

    Valeu

  12. Fiz mas coloquei adoçante culinário no lugar porque estou de deita. Está assando e eu aqui, torcendo pra dar certo, pois também tive experiências horríveis com a farinha de côco.

  13. Olá!

    Que bom que gostou da receita, e muito obrigada por vir aqui deixar o seu comentário. Como o blog não segue ou recomenda nenhuma linha dietética específica, imagino que encontrará receitas que não se encaixam totalmente na dieta paleolítica, claro.

    Mas acredito que encontrará receitas saudáveis e nutritivas, e que podem ser facilmente adaptadas, de acordo com a sua preferência. 🙂

    Em breve teremos a receita do bolo de cacau!

    Abraços!

  14. Gostei da receita.Ela está quase 100% dentro da dieta paleolítica se não fosse pelo café e o vinagre de maçã, mas para os que ainda gostam do café e não seguem uma disciplina paleolítica rígida, ela é ótima e ainda muito saudável.
    O bolo também é ótimo para o café da manhã e a farinha de coco é saudável por não conter glúten.
    Fico no aguardo por novidades da receita do bolo de cacau :).
    Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *