Chips de banana assados

Posted on Posted in Doces, Receitas, Salgados

Continuando os testes com a banana da terra, é hora de fazer chips de banana. Existe outro nome para “chips”? É que chamar de “aperitivo” ou “crocante” fica uma coisa muito vaga, nem consigo explicar direito do que se trata. Sem contar que “crocante” é adjetivo, né, e pode ser usado pra qualquer coisa que seja crocante. Mas esses aqui são uma espécie de “chips” mesmo, só que não ficam exatamente tão sequinhos quanto a ideia que o nome passa, ficam levemente crocantes por fora e macios ainda quando mordemos. Enfim, nomes não importam muito, então chamemos de chips.

tumblr_lyuenpTEqB1qjclkho1_1280Aliás, por falar em crocância, é justamente isso que eu estava procurando quando resolvi fazer essa receita – estava procurando alguma coisa assim pra lanchar. Não sei se já contei, mas comidinhas crocantes são sempre muito bem-vindas na minha cozinha e no meu prato. E claro que eu adoro nozes, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora e outras crocâncias naturais, mas também adoro variedade e novidade. Como eu usei a banana da terra madura, a verdade é que esses chips não ficaram assim tããão crocantes, quanto se fossem feitos com a banana da terra verde, mas o sabor adocicado combinou perfeitamente com os temperos e o resultado ficou delicioso!

Ingredientes

– 2 bananas da terra não muito maduras (evite aquelas com a casca já escura e bastante macias)
– 3 colheres de sopa de manteiga derretida ou óleo de coco líquido
– 1 colher de chá de suco de limão
– ½ colher de chá de sal
– ½ colher de chá de páprica doce
– Pitada de pimenta do reino

Modo de fazer

Plantains5-400x400Pré-aqueça o forno a 230°C. Cubra uma assadeira com papel manteiga ou outra cobertura antiaderente.

Misture todos os ingredientes em uma tigela, com exceção das bananas. Em seguida, descasque as bananas da terra e corte-as em rodelas de aproximadamente 1cm. Coloque as bananas cortadas na tigela com os temperos e misture bastante, com as mãos ou a ajuda de uma colher, cuidando para que todas fiquem cobertas com a mistura. Em seguida, disponha as bananas na assadeira preparada com cuidado, evitando que elas fiquem sobrepostas.

Asse por 10 minutos. Retire a assadeira do forno, vire o lado das bananas e asse por outros 10 minutos. Sirva!

As bananas só ficam com a superfície crocante se comidas imediatamente após assadas. Elas podem ser conservadas em geladeira depois, mas ficarão apenas macias.

Imagens: Reprodução Tumblr

4 thoughts on “Chips de banana assados

  1. Oi, Chell.

    Que pena. Na verdade, as dicas estão todas aí no post… Usar bananas não muito maduras, cortar fatias mais grossinhas, usar essa quantidade de gordura e colocar o papel manteiga. o que eu poderia acrescentar é tentar untar o papel também da próxima vez? Pode ser que ajude!

    Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *