Bolo de cacau, melaço de cana e especiarias (sem farinha)

Posted on Posted in Doces, Receitas

Vocês já devem ter notado a minha preferência por receitas revolucionárias, substituições criativas e ingredientes inesperados, não é? Pois aqui vem mais um exemplo disso! E o resultado dessa receita é tão surpreendente quanto delicioso.
especiariasÉ bom informar que esta é uma receita reinventada. Vou contar a vocês… Eu adoro especiarias e sempre procuro utilizá-las na cozinha, pensando em todos os sabores e sensações interessantes que elas adicionam aos pratos. Unindo isso e minha paixão por bolos, é claro que eu sempre tive vontade de preparar um bolo com elas – imagina só unir o sabor intenso do cacau com o doce da canela, o caramelado do melaço de cana com o picante do gengibre e da noz-moscada… Só de pensar nessas combinações, eu ficava com vontade de sair correndo para a cozinha!

Mas, para o meu azar, quem era a maior consumidora das minhas invenções culinárias, minha irmã, não é muito fã das ditas especiarias. Na verdade, quando o assunto são os doces, ela só gosta de chocolate com cobertura de chocolate, recheio de chocolate e pedacinhos de chocolate. Chocolate e chocolate, nada mais. E daí eu sempre adiava a realização deste bolo para uma outra hora, quando tivesse mais gente em casa ou quando aparecesse algum outro fã de especiarias para dividir comigo. Nem preciso dizer que enrolei e acabei deixando para lá, né?

Até o dia em que me encontrei em casa, com todos os ingredientes à mão, e decidi que iria fazer o bolo de qualquer jeito, mesmo que tivesse que congelar ou sair distribuindo aos passantes na rua. Bobagem minha: o bolo ficou tão delicioso que desapareceu rapidinho, e os vizinhos nem tiveram a chance de provar do suposto presente. Tadinhos.

Recentemente, fiquei novamente com vontade de provar o sabor das especiarias em um bolo, e pensei em adaptar a receita. Quando eu fiz pela primeira vez, usei ingredientes convencionais da confeitaria, e não vejo problema nenhum em comer um bolo feito com farinha de trigo de vez em quando, mas dessa vez eu queria uma versão com menos refinados. E foi assim que surgiu essa receita que trago hoje!

Talvez vocês se assustem um pouco com o ingrediente principal, que é a banana da terra verde, mas podem acreditar que dá certo. A grande quantidade de amido que ela possui dá a liga necessária para a massa, e a ausência da farinha torna o bolo apto até para os alérgicos e intolerantes ao trigo ou glúten. Se você é igual a minha irmã e não gosta de especiarias, pode omitir e fazer um bolo somente de cacau. Se você gosta, então faz e divide comigo! 🙂

Ingredientes

– 3 bananas da terra verdes (se estiverem um pouco maduras, a receita também dará certo, mas talvez o sabor da banana fique mais presente)
– 4 ovos em temperatura ambiente
– ¼ de xícara de manteiga (60g) em temperatura ambiente
– ¼ a ½ xícara de melaço de cana, a depender do seu gosto (60 a 120 ml)
– ¼ de xícara de cacau em pó (25g)
– 1 colher de chá de canela em pó
– ½ colher de chá de noz-moscada ralada
– ¼ de colher de chá (uma pitada, somente) de gengibre em pó
– Raspas da casca de uma laranja
– ¼ de colher de chá de sal (pitadinha)
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1 colher de chá de vinagre de maçã (Pode omitir, mas o bolo crescerá um pouquinho menos)

Modo de fazer

gingerbread-bPré-aqueça o forno a 180°C.
Unte uma assadeira pequena (usei quadrada de 18,5 cm de largura) com manteiga e cacau em pó.

Retire as cascas das bananas e corte-as em pedaços. Coloque as bananas e os ovos em um liquidificador, mixer ou processador de alimentos e bata tudo até ficar uma mistura homogênea. Em seguida, adicione a manteiga e o melaço de cana e bata novamente. Mais uma vez, adicione o cacau e bata até incorporar bem.

Transfira essa mistura para uma tigela grande (ou não transfira coisa nenhuma e faça tudo no liquidificador, como eu fiz). Acrescente as especiarias (canela, noz-moscada e gengibre em pó), o sal e as raspas de laranja e misture tudo com a ajuda de uma espátula. Por fim, adicione o bicarbonato e o vinagre de maçã, misturando bem.

Disponha a massa na fôrma e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Para testar se está pronto, basta inserir um palito ou faca fininha no centro do bolo – se sair seco, pode retirar!

Aviso importantes:

1. Se você quiser fazer um bolo apenas de cacau, aumente a quantidade para ½ xícara de chá de cacau em pó (50g) e retire as especiarias. Pode seguir o modo de fazer.

2. Este bolo cresce no forno, fica bem alto e lindo, mas murcha completamente assim que você retira, e fica um bolo baixinho mesmo. Não adianta chorar nem se decepcionar, ele é assim. Vamos aceitá-lo e amá-lo independente disso, ok? Bom apetite!

Imagens: Reprodução Flickr
simplyrecipes.com

3 comentários em “Bolo de cacau, melaço de cana e especiarias (sem farinha)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *