ReceitasSalgados

Creme de vegetais, leite de coco e especiarias

Eu não gosto de sopa. Nunca gostei de sopa. Não vejo nenhuma graça em sopa. Na minha casa nunca teve sopa. Nem vem chamar minha receita de sopa, por favor, pois ela obviamente não é sopa. É um creme. Entendido?

Isto esclarecido, vou contar a vocês que nunca fui mesmo muito fã de refeições mais líquidas… Na hora de comer, eu gosto de mastigar, de coisas sólidas e, de preferência, crocantes. Mas o tempo e a curiosidade na cozinha me tornaram um pouco mais flexível neste sentido, e hoje já sou uma apreciadora de smoothies, purês e cremes (sopa não), por exemplo. Aprendi que é possível tornar estas preparações tão saborosas e interessantes quanto qualquer outro prato.

Em uma das minhas experiências recentes, motivada pelo friozinho que encontrei aqui em São Paulo, preparei esse delicioso creme de vegetais, leite de coco e especiarias. Ele tem textura aveludada, sabor levemente adocicado e picante, e cria aquela sensação de “quentinho” no estômago, que é exatamente o que a gente espera das comidas de conforto. Além de tudo isso, é uma maravilhosa combinação de ingredientes super nutritivos e com grande poder de saciar. Aprovada!

CremeIngredientes

– 3 xícaras de abóbora pescoço (ou moranga) higienizada, descascada e cortada

– 2 batatas doces médias higienizadas, descascadas e cortadas

– 2 cenouras higienizadas e cortadas

– 1 xícara de água filtrada

– 1 ½ xícaras de caldo caseiro de vegetais (pode usar apenas água filtrada, caso não tenha o caldo, mas sugiro sempre fazer com ele, pois o sabor fica muito melhor!)

– 1 colher de sopa de manteiga

– 1 cebola média cortada em cubos

– 3-4 dentes de alho picados

– Um pedaço pequeno (cerca de 3 cm) de gengibre picado

– 1 colher de sopa de canela em pó

– 1 folha de louro

– Sal a gosto

– Pimenta do reino ralada a gosto

– Pitada de noz-moscada ralada

– 1 xícara de leite de coco

Modo de fazer

Primeiro, aqueça uma panela grande em fogo médio e coloque a manteiga. Quando estiver aquecida, adicione a cebola em cubos, mexendo sempre. Assim que a cebola estiver transparente e levemente dourada, adicione o alho e continue mexendo até que ele doure também. Em seguida, acrescente o gengibre picado e os vegetais – abóbora, batata doce e cenoura- cortados e refogue um pouco, mexendo continuamente.

Então, adicione o caldo de vegetais e a água, a folha de louro, aumente o fogo, e aguarde até levantar fervura. Neste momento, adicione o sal, a pimenta do reino e a canela e misture tudo. Reduza novamente a chama do fogão e deixe essa mistura no fogo por 30-40 minutos, até que todos os vegetais estejam bastante macios e o líquido tenha reduzido para cerca de 2/3 da quantidade original. Desligue, e deixe esfriar ligeiramente.

Em seguida, será necessário usar o liquidificador. Se o seu tiver o copo plástico, sugiro que espere esfriar completamente antes de bater. Se o copo for de vidro, pode fazer logo após tirar do fogo, mas cuidado para não se queimar! Basta apenas bater os vegetais com o líquido, até que a mistura adquira a consistência de creme. Por fim, acrescente o leite de coco e bata mais um pouco, só até incorporar, e corrija o sal, se necessário.

Pode servir imediatamente ou retornar à panela para aquecer. Finalize com a noz moscada ralada.

Se quiser, pode adicionar croutons, sementes de abóbora ou girassol tostadas, ervas frescas e outros temperos de sua preferência!

Rendimento: 4 porções.

Dica – Uma sugestão para quem está em São Paulo e tem preguiça ou não tem tempo de fazer o próprio caldo de vegetais: Brodetto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *