ReceitasSalgados

Brócolis assados mais legais do que você pensa

12896840704_9f6040833c_h

Por que eles são mais legais do que você pensa? Porque dizer só “brócolis assados” faz parecer uma coisa tão sem graça. Se alguém estivesse tentando me convencer de que um prato é gostoso e chamasse de “brócolis assados” apenas, eu não sei se iria acreditar… Então eu tenho cer-te-za que se o nome da receita fosse esse, você iria pensar em algo muito menos legal – e menos delicioso – do que isso aqui.

Eles ficam macios, adocicados e amanteigados, a adição de limão dá um sabor cítrico e muito interessante, as amêndoas adicionam um toque especial à textura, deixando levemente crocante, e o queijo parmesão faz o trabalho dele, que é deixar tudo mais delicioso. Vê se eu poderia chamar isso tudo de “brócolis assados”?

Essa é uma receita ótima para quem está tentando acrescentar mais vegetais na alimentação, ainda os conhecendo melhor, e também para quem não tem muita intimidade com a cozinha!

Ingredientes

– 2 cabeças de brócolis separadas em floretes
– 2 colheres de sopa de manteiga derretida
– 3-4 dentes de alho picados
– Suco de 1/2 limão siciliano
– 1/3 de xícara de queijo parmesão ralado
– ¼ de xícara de amêndoas picadas ou laminadas
– Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

5742013626_dc0bc21b1e_bPré-aqueça o forno a 240°C. Em uma tigela, misture a manteiga derretida, o alho, o sal e a pimenta do reino. Distribua os floretes de brócolis em uma assadeira untada ou coberta com papel manteiga e espalhe a manteiga temperada sobre eles, misturando tudo com as mãos (limpinhas), para ter certeza de que todos foram cobertos com a manteiga e de que os temperos ficaram bem distribuídos. Leve ao forno durante 20-25 minutos, até que os brócolis estejam macios e levemente dourados nas pontas.

Enquanto os brócolis estão no forno, toste de leve as amêndoas em uma frigideira em fogo baixo, mexendo constantemente. O processo leva, em média, 5 minutos, apenas o suficiente para que elas dourem.
Retire os floretes de brócolis do forno e transfira para uma travessa de servir. Espalhe sobre eles o suco de limão siciliano, as amêndoas tostadas e o queijo parmesão.

Em seguida, coma e se surpreenda! Você nunca imaginou que brócolis assados poderiam ser tão legais.

Imagens: Reprodução Flickr

 

4 thoughts on “Brócolis assados mais legais do que você pensa

  1. Ebaaaa, que legal saber disso! E concordo, o alho realmente dá um toque especial, mas acho que a castanha ajudou também… Eu amo castanha de caju! Vou experimentar logo logo sua versão. 😀

    Só toma cuidado que essas castanhas de caju e amendoins chamados “torrados e salgados” são, na verdade, todos fritos em óleo vegetal, por isso que ficam com essa cor marronzinha uniforme.

    E eu, como apreciadora da castanha, já comi muito dessa versão não tão saudável. Hoje em dia, prefiro comprar a assada ou a crua, e daí asso em casa.

    Mas sem neuras, ok? Estou informando porque muita gente não sabe.

    Beijos e obrigada pelo seu comentário!

  2. Ameeeeei Ariela! Usei castanha de caju salgada… Ficou muuuito bom! xD
    Acho que o toque especial mesmo está no tempero com o alho 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *