DocesReceitas

Panquecas de café da manhã

    panquecasTenho algumas frustrações alimentares relacionadas a desenhos animados. Veja se me compreende: na infância, assistia vários desenhos em que os personagens comiam pilhas de panquecas douradas e gordinhas, cheias de manteiga e xarope de bordo. Eu desejava essas panquecas, e não compreendia por que motivo ninguém se incomodava em prepará-las em casa. Sim, eu sou comilona entusiasta da comida desde criança, não me julgue. Só depois de algum tempo fiquei sabendo que essas panquecas não eram nem um pouco comuns aqui no Brasil, apesar de serem parte do café da manhã típico dos norte-americanos. E então tive que me contentar em ver aquelas panquecas sendo devoradas por personagens 2d na minha TV todas as manhãs, sem que eu nada pudesse fazer.

donaldpancakes

Quando eu finalmente resolvi assumir a cozinha e já não dependia de ninguém para fazer panquecas para mim, decidi testar a melhor receita possível de panquecas, a mais tradicional e perfeita, a mais fofa e deliciosa que pude encontrar. E sabe o que eu achei? Regular. Apenas mediana. Imagina só a minha decepção! Elas não eram tão gostosas, a textura não era assim tão atraente, e nem com doses generosas de manteiga e mel conseguiam chegar perto do incrível sabor e satisfação que eu esperava encontrar. Daí resolvi testar outra, e depois mais outra, fazendo alterações na receita original, mas elas permaneciam sem muita graça.

pancake-2Isso pode ter acontecido por diversos motivos, e talvez seja uma coisa particular minha, mas, em minha opinião, as panquecas eram sem gosto e de textura monótona. E é justamente por isso que não vou passar a receita delas aqui. Mas não precisa se decepcionar, é muito fácil encontrar uma receita de panquecas americanas tradicionais, pode ir testar e tirar suas próprias conclusões! Eu mesma poderia testar mais, mas acabei fazendo uma receita incrível e parei um pouco as buscas. E acho que não vai ser surpresa se eu contar que o ingrediente mágico dessa nova versão que eu fiz é… batata doce! É isso mesmo, eu resolvi fazer as panquecas usando batata doce no lugar da farinha e ficaram ótimas. E, por um tempo, eu comi praticamente todos os domingos, com manteiga e geleia. E sim, você vai continuar a ver muitas receitas com batata doce por aqui, porque eu adoro.

Achei essa versão das panquecas muito mais saborosa, e seu poder de saciar é muito maior! Sem contar que, trocando a farinha de trigo pela batata doce, elas ficam mais saudáveis, completas e nutritivas. Imagina só, um café da manhã delicioso, equilibrado, e ainda com cara de comida da infância (pelo menos, dos desenhos da infância)!

Panquecas de café da manhã

Ingredientes

– 1 batata doce pequena sem casca, cozida

– 2 ovos grandes

– Uma pitada de sal

– ¼ de colher de chá de canela

– Noz-moscada ralada na hora (só um pouquinho)

– Mel a gosto (opcional)

– Amêndoas picadas, uvas passas (opcional)

Modo de Fazer

640px-46606Primeiro, amasse a batata doce cozida até a consistência de purê, sem pedacinhos sólidos. A quantidade utilizada vai ser mais ou menos 3 colheres de sopa bem cheias de purê, que normalmente corresponde a uma batata pequena. Em seguida, quebre os ovos em uma tigela e bata levemente, até estarem misturados e se formar uma espuma na superfície. Adicione a batata amassada aos ovos, misturando tudo, até formar uma massa homogênea. Acrescente o sal, a canela, a noz-moscada e o mel, se for usar. Eu acho que fica melhor sem o mel, já que a batata doce já tem o sabor naturalmente adocicado, mas depende da sua preferência. Por fim, adicione as amêndoas picadas, uvas passas ou quaisquer outras frutas secas ou castanhas que quiser colocar na massa – pode testar à vontade!

dfdfdfUnte uma frigideira com manteiga ou óleo de coco e aqueça em fogo médio. Coloque, com a ajuda de uma colher, a quantidade de massa que desejar. No início, eu fazia três panquequinhas, com duas colheres de sopa de massa cada, mas isso ficou no passado. Hoje, normalmente coloco tudo de uma vez em uma frigideira maior e pronto, mas tudo depende da sua disposição. Dica: elas menores são mais fáceis de virar!
Cozinhe em fogo médio-baixo até a parte de baixo firmar e aparecerem bolhinhas na parte de cima, então vire com o auxílio de uma espátula.
Cozinhe até firmar o outro lado e sirva com os acompanhamentos que preferir!

Three for Breakfast

Imagens: Reprodução Flickr
Reprodução Disney – Three for Breakfast (Animated short, 1948).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *