Torta com crosta de batatas

Posted on Posted in Receitas, Salgados

2251960098_a43ebf8884_bQuando eu vi essa receita pela primeira vez, só conseguia pensar: que ideia legal, uma crosta feita de batatas! Não acredito que não pensei nisso antes. Não acredito! Adoro batatas, como vocês já devem imaginar, e essa crosta é uma forma criativa e deliciosa de utilizá-las.
Assim que me conformei com o fato de não ter tido essa ideia há anos, fui testar a receita e… nossa, realmente é coisa de gênio. A receita do recheio dela é bem parecida com a de quiche sem massa que já compartilhei no blog, mas essa crosta dourada, fininha, crocante e deliciosa faz toda a diferença, viu. Tenho que admitir que essa aqui é minha preferida, apesar do trabalhinho extra.

Ingredientes

Para a crosta:
– 3-4 batatas pequenas
– Pitadinha de sal (atenção para adicionar só um pouquinho, pois o recheio já contém esse ingrediente, e não queremos que a torta fique exageradamente temperada!)
– Pitada de pimenta do reino ralada na hora (atenção para adicionar só um pouquinho, pois o recheio já contém esse ingrediente, e não queremos que a torta fique exageradamente temperada!)

Para o recheio*:
– 3 ovos
– 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco ou iogurte natural
– 1 xícara de chá de queijo ricota ralado
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 dente de alho picado
– 6-8 tomatinhos, tipo cereja ou grape (tomate comum cortado serve também!)
– 6-8 floretes pequenos de brócolis
– Azeitonas picadas
– Sal
– Pimenta do reino
– Ervas frescas e secas a gosto (usei orégano desidratado)

Modo de fazer

Primeiro, pré-aqueça o forno a 200ºC e unte um refratário de mais ou menos 20cm de diâmetro com manteiga. O ideal é que seja uma forma de vidro mesmo, transparente! Daqui a pouco te conto por quê.

Rale as batatas, lavadas e descascadas, na parte grossa do ralador. Esprema essas batatas raladas com as mãos ou em um pano de prato limpo para escorrer bastante o máximo de líquido delas e evitar que a crosta da sua torta vire um desastre empapado.
Agora, o tempero. A minha sugestão é temperar as batatas com sal e pimenta do reino, mas pode adicionar outros sabores, se quiser… ervas secas são uma boa idéia! Basta misturar direitinho os temperos selecionados com as batatas em uma tigela, sem grandes segredos. Em seguida, aperte as batatas raladas na forma untada, fazendo uma camada fina. Você deve levar a crosta ao forno por cerca de 30-40 minutos, até que as batatas pareçam sequinhas e não muito douradas. É aqui que a forma de vidro é tão importante, porque nela é bem mais fácil de ver o ponto das batatas! Se você tiver experiência na cozinha, pode fazer na forma que preferir, claro, mas eu acho a forma transparente uma opção segura para iniciantes.

Fotor0217220916Enquanto a crosta está assando (coloca um aviso, por favor, não vai esquecer ela lá), é hora de fazer o recheio. Aqueça a colher de sopa de manteiga numa frigideira e refogue o alho até começar a dourar bem de leve. Junte os floretes de brócolis e continue refogando em fogo médio até que fiquem macios. Então, acrescente os tomatinhos e refogue rapidamente, só até que eles murchem de leve. Reserve.

Em uma tigela, bata os ovos até formar uma espuma na superfície e misture o creme de leite (ou iogurte), sal, pimenta do reino e os temperos que escolher. Em seguida, incorpore a essa mistura o queijo ricota e as azeitonas picadas. Por fim, acrescente os brócolis e os tomatinhos refogados. Coloque o recheio sobre a crosta de batatas pré-assada e, se quiser, espalhe por cima mais orégano desidratado. Retorne ao forno por mais 20-30 minutos, ou até que o recheio esteja firme e a crosta de batatas bastante dourada (obrigada, forma de vidro!). Em seguida, basta servir com o acompanhamento que gostar mais. Uma saladinha resolve o problema, já que essa torta é praticamente uma refeição completa. Aproveite!

* Como o recheio segue a mesma ideia e é bem semelhante à receita de quiche sem massa, ele também é muito versátil e permite fazer inúmeras combinações. Basta ir lá no post pra ver mais ideias criativas e deliciosas para variar o recheio!

4 thoughts on “Torta com crosta de batatas

  1. Oi, Juliana!

    Fiquei muito feliz em saber que fez essa receita! Eu já a preparei algumas vezes em casa, mas ninguém tinha ainda vindo me contar o que achou do resultado. Obrigada!

    Sobre as quantidades, eu evitei a especificação justamente porque as preferências para quantidades de sal e pimenta são muito particulares do gosto e do paladar de cada um. Agradeço a sua observação, e vou adicionar um comentário alertando sobre isso. 🙂

    Mais uma vez, obrigada pela gentileza e pelo comentário.

    Abraços!

  2. Oi, Ariela! Fiz ontem essa receita e amei! Ficou muito saborosa e levinha, a substituição da massa tradicional pelas batatas é criativa e faz com que a torta pese quase nada no estômago. Recomendo só especificar as quantidades de sal e pimenta para misturar com as batatas raladas, que acho que deve ser bem pequena, só uma pitada. Afinal, o recheio já leva ambos os temperos…

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *