Batatas assadas deliciosas!

Posted on Posted in Receitas, Salgados

2631731432_800272ca40_oEu poderia chamar o post de hoje de “Em busca da batata assada perfeita”, porque foi exatamente como cheguei a essa receita! Já testei algumas formas de preparar batatas assadas e, depois de deliciosas tentativas, posso dizer que cheguei à minha preferida (por enquanto). Fiz neste último final de semana e, mesmo sendo algo tão simples, pensei imediatamente em compartilhar aqui. Aliás, ser algo tão simples é mais um motivo para adorar essa receita!

As batatas ficam douradas, crocantes por fora e bem macias por dentro, então é só caprichar no seu tempero favorito, e você vai se surpreender com o resultado! Aliás, “Batatas inacreditáveis” é outro nome que cairia muito bem aqui. Ou “Batatas tão boas quanto batatas fritas”. Enfim, posso chamá-las de várias maneiras, mas vamos logo com isso, que já estou com vontade de fazer de novo:

Batatas Assadas Crocantes

Ingredientes

– 2 batatas inglesas
– 1 clara de ovo grande
– 1 colher de sopa de manteiga derretida
– Orégano desidratado
– Bastante alho desidratado moído (“bastante” é medida exata que eu uso quando gosto muito do tempero, mas você pode usar menos)
– Pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 220°C. Muito importante: unte com manteiga ou cubra com papel manteiga a travessa em que vai levar as batatas ao forno, senão elas vão grudar! É, você adivinhou, eu esqueci de fazer isso. Não esqueça.
Corte as batatas no formato que preferir, desde que não seja em pedaços muito grandes. Eu dividi cada uma em quatro partes, mas pode cortar também em palitos ou cubos.

Em uma tigela grande, coloque a clara de ovo, a manteiga derretida e os temperos e bata com um garfo até a mistura ficar com uma espuminha na superfície. Em seguida, coloque as batatas nessa tigela e, usando as mãos (limpinhas), misture bastante tudo, cuidando para que todas as batatas fiquem cobertas pela mistura.

Depois disso, é só colocar as batatas na travessa e espalhar com cuidado, para que elas não fiquem amontoadas, limpar algum excesso de clara de ovo que tenha ficado no fundo da travessa e levar ao forno por 30-40 minutos. Durante o tempo de forno, sugiro virar as batatas com a ajuda de uma espátula, 2 ou 3 vezes, para que elas assem por igual em todos os lados.
As batatas estarão prontas quando estiverem douradas e sequinhas por fora.

Como eu falei, você pode adicionar os temperos que preferir, já que eu usei os que gosto mais. Algumas alternativas são: alecrim, tomilho, páprica doce, manjericão desidratado, chili, salsinha, estragão desidratado… Pode testar à vontade. Outra alternativa muito boa é fazer com cubinhos de batata doce no lugar da batata inglesa e adicionar canela aos temperos, fica uma delícia! Se optar pela batata doce, preste atenção ao tempo de forno, que deve aumentar um pouco nesse caso.

Pronto, você pode me agradecer depois, agora não perca mais tempo e vai logo testar essa receita!

4 thoughts on “Batatas assadas deliciosas!

  1. Olá, Renato!

    Que bom saber que você foi inspirado por essa receita, e que está criando na cozinha graças a ela, fiquei feliz! Por causa do uso do ovo, a batata costuma grudar um pouquinho no fundo mesmo, mas nada que atrapalhe. E aí você pode testar com o papel manteiga, sim, acho que ajuda!

    Espero que continue acompanhando as receitas e as postagens, e prepare um monte mais de delícias na cozinha. 🙂

    Abraços!

  2. Olá Ariela, boa tarde!

    Acabo de fazer a batata, que é um das minhas preferidas e a sua receita me serviu como “inspiração” para, de uma vez por todas, acertar o ponto da crocância e maciez. Deu certo e ficou muito saborosa, apenas pegou um pouco no fundo da forma, mesmo untando, mas isto não afetou o resultado….na próxima usarei o papel manteiga.

    Obrigado pelas dicas!

    Abs!

    Renato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *