Brownie de Cacau com Batata-doce

Posted on Posted in Doces, Receitas

Uma sobremesa deliciosa com um ingrediente inesperado

brownies

Brownie é o nome que se dá a um bolo de chocolate denso e bastante rico, que não leva fermento, e é muito comum nos Estados Unidos. A receita original leva açúcar em grandes quantidades e também farinha de trigo refinada– acreditem em mim, eu já fiz muitas -, o que faz com que não seja exatamente a coisa maaaais saudável para comer sempre, embora seja delicioso. Hoje eu trago uma alternativa a essa receita, utilizando como base para a massa a batata-doce. Ela não contribuirá tanto para o sabor, mas sim para a textura, fazendo com que o brownie fique denso e macio. Fica bem bom!

(Ah, mas se estiver com vontade de comer o brownie tradicional, melhor não tentar fingir que é esse, tá? De verdade. Vai lá e come, porque a vida é assim e precisamos falar a verdade.)

Brownie de cacau e batata-doce

Ingredientes
1 batata doce grande, descascada e cozida até o ponto de fazer purê (de 1  a 1 e 1/2 xícaras de chá)
4 ovos caipiras em temperatura ambiente
1/2 xícara de chá de rapadura ralada
1/2 xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente
3/4 xícara de chá de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
Nozes, avelãs, gotas de chocolate (com mais de 70% de cacau) ou o que quiser adicionar à massa

Modo de Fazer
Pré-aqueça o forno a 180°.
Cubra uma travessa pequena (usei com 23cm de lado) com papel manteiga untado com manteiga.
Amasse a batata doce até formar um purê liso e sem pedacinhos. Em uma tigela separada, bata bastante os 4 ovos com a rapadura ralada, até formar uma espuma na superfície. Adicione essa mistura de ovos e rapadura ao purê de batata-doce e misture bastante, até que fique uma massa uniforme. Incorpore a manteiga à massa, misturando novamente.
Em seguida, adicione o cacau em pó, o sal e o bicarbonato de sódio peneirados, misturando com cuidado até que fiquem bem incorporados. Se for utilizar nozes ou gotas de chocolate, adicione à massa agora. Pronto!
Espalhe a massa na travessa e leve ao forno por cerca de 30-40min. O brownie estará pronto quando a superfície estiver seca e o interior, testado com o palito, ainda cremoso. Espere esfriar para cortar em pedaços e aproveite!

4 thoughts on “Brownie de Cacau com Batata-doce

  1. Oi, Marli!

    Obrigada pelo seu comentário, vou editar o post para que possa ficar mais claro. 🙂

    Eu já usei desde 1 xícara até 1 e 1/2 xícaras, e a receita se adapta bem a essa variação. Tente com 1 xícara e meia!

    Abraços.

  2. Boa noite, estou adorando o bolg,mas fiquei com duvidas com relação a esta receita: quanto exatamente de pure de batata doce? na minha região não da para calcular uma batata grande, algumas chega a pesar um kilo.

  3. Olá, Cristine!

    Fico feliz que tenha gostado do blog. 🙂
    Sobre a sua dúvida, na verdade, o açúcar mascavo deveria ser muito semelhante à rapadura ralada, em teoria, mas não é isso que acontece com a maioria. Sugiro que procure um açúcar mascavo o menos refinado possível, e orgânico, preferencialmente. Para o resultado final da receita, a substituição não faz diferença!

    Espero que continue acompanhando o site.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *