Grão de bico crocante

Posted on Posted in Doces, Receitas, Salgados

roasted chickpeasMuita gente já ouviu aquela história de que grão de bico produz no corpo o mesmo efeito de satisfação que o chocolate, né?

Isso acontece porque ele é rico em um aminoácido chamado triptofano, que participa da formação da serotonina, o neurotransmissor responsável pela ativação das áreas do cérebro que geram a sensação de bem-estar e prazer. Achei interessante isso!

Não precisa se preocupar, o objetivo aqui não é substituir o chocolate na vida de ninguém, tá? É que, apesar de ser muito comum em pratos do Oriente Médio, tenho a impressão de que o uso do grão de bico ainda é pouco explorado nas nossas cozinhas. A sorte é que ele é muito versátil e aparece em diversas preparações, por isso dá pra agradar a todos. O que melhor que um grão tão nutritivo, saboroso e que ainda te deixa feliz?

A sugestão que eu trago hoje é o grão de bico crocante, excelente opção de lanche ou aperitivo:

Grão de bico crocante

Ingredientes
– 2 xícaras de grão de bico cozido
– 1 e ½ colheres de sopa de manteiga derretida
– ½ colher de chá de sal
– 2 colheres de chá de páprica doce
– Pimenta do reino moída na hora, a gosto

Modo de Fazer
O grão de bico, como o nome já diz, é um grão e precisa da preparação correta para que seja digerido corretamente e que possamos aproveitar ao máximo suas propriedades nutritivas. Já falei disso aqui.
Sendo assim, deixe o grão de bico cru de molho em água durante 8-12 horas. A dica é colocar na noite anterior, pra não sofrer com a espera!

Para cozinhar, basta colocar os grãos numa panela já com água fervendo durante 10-15 minutos. Você não quer que eles fiquem muito moles ou desmanchando.

Após este período, escorra os grãos em uma peneira, coloque-os sobre um pano de prato limpo e espere esfriar.
Pré-aqueça o forno a 180°C.

O segredo para eles ficarem crocantes após assados é secar bastante neste momento, usando o próprio pano ou até mesmo papel toalha.
Depois disso, transfira-os para a assadeira em que vai levá-los ao forno e coloque a manteiga derretida sobre eles, assim como o sal e os temperos. Use as mãos (limpinhas) para misturar tudo, tomando cuidado para que todos os grãos fiquem cobertos com a manteiga.

Depois de misturar, tome cuidado para que eles estejam espalhados na assadeira e não amontoados, pois isso impediria que assassem por igual. Depois, é só levar ao forno durante cerca de 1 hora. Como eu já disse e vou dizer sempre que uma receita é assada: é importante ficar atento, pois fornos são equipamentos temperamentais e cada um faz de um jeito, então preste atenção ao ponto do grão de bico, que deve estar pronto quando estiver bem dourado e levemente crocante. No meio do tempo de forno, pode sacudir de leve a assadeira, para que eles virem e assem mais uniformemente.

Pronto! Pode ser feito para comer na hora, mas você também pode guardar em um pote de vidro bem fechado.

Dica: Você pode fazer a versão doce desse aperitivo, que também fica uma delícia! Para a mesma quantidade de grão de bico, utilize:
– 1 e ½ colheres de sopa de manteiga derretida
– ½ colher de sopa de mel
– ½ colher de chá de canela em pó
– Noz-moscada ralada na hora, a gosto

Nesse caso, sugiro misturar todos estes temperos antes e só depois colocar sobre os grãos. O restante do preparo pode ser feito da mesma maneira!

Imagem: Reprodução Flickr

4 thoughts on “Grão de bico crocante

  1. Olá Ariela Bello, é um prazer escrever a vc. com um grão de bico crocante, onde traz muita saúde principalmente ao intestino, é o meu mal. Vou fazer e espero que de certo pois estou cansada de tomar remédio para o intestino , OBRIGADO PELE DICA BJOS NO SEU CORAÇÃO. SUELY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *