Quiche sem massa

Posted on Posted in Alimentação, Receitas, Salgados

quiche sem massaQuiche é um dos pratos mais rápidos de se fazer que conheço. E se quiche com a massa já é rápido, imagina sem. Não que eu tenha algo contra a massa, veja bem, se ela for bem preparada, fica uma delícia e não traz prejuízo nenhum! Mas o foco aqui é a praticidade, ou vai dizer que nunca ouviu a história de alguém que come coisas prontas porque não tem tempo? Pois é.

E justamente por ser uma receita tão simples, também é ótima para quem ainda está começando a se aventurar na cozinha. Sem contar que é super fácil de adaptar, dá para usar o que estiver sobrando na geladeira como recheio e a gente ainda diminui o desperdício!

Ingredientes
4 ovos
1 xícara de chá de creme de leite fresco ou iogurte natural
1 e 1/2 xícara de chá de queijo ralado (eu uso mussarela e parmesão)
2 talos de alho-poró cortados finos
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho picado
Sal
Pimenta do reino
Ervas frescas e secas a gosto (usei manjericão e orégano desidratados)

Modo de fazer
Primeiro, pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte um refratário de mais ou menos 25cm de diâmetro com manteiga. Se quiser, polvilhe alguma farinha para evitar que grude.
Aqueça a manteiga numa frigideira e refogue o alho até começar a dourar. Junte o alho-poró e continue refogando em fogo médio até que murche, mas cuidado para não queimar! Reserve.

Em uma tigela separada, bata os ovos até formar uma espuma na superfície e misture o creme de leite, sal e pimenta do reino. Em seguida, incorpore a essa mistura o alho-poró refogado e os queijos de sua escolha (reserve um pouco para colocar por cima). Coloque na travessa, espalhe o queijo que você reservou por cima, junto com as ervas que selecionou. Leve ao forno por 25 minutos, ou até que a superfície esteja dourada. Pode demorar mais ou menos que isso, a depender do seu forno!

Outras sugestões de recheio, no lugar do alho-poró:
Frango desfiado
Tomate, azeitonas e manjericão
Palmito
Cogumelos (refogue ou cozinhe no vapor rapidamente antes)
Sardinha com alho e tomates
Ricota e espinafre (dica nos comentários!)
Bacalhau
Floretes de brócolis (refogue ou cozinha rapidamente antes)
Verduras variadas ou vários tipos de queijo – faça sua combinação preferida!

Essa receita foi baseada em uma semelhante que encontrei no lindo La Cucinetta, sem dúvidas um blog sobre comida de verdade!

Imagem: Reprodução Flickr

7 thoughts on “Quiche sem massa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *