Bolo de banana e coco

Posted on Posted in Doces, Receitas

banana cakeEu amo bolo! De verdade, é a minha maior comfort food, e por isso, provavelmente, vocês verão muitas receitas de bolo por aqui. Vou começar com uma sugestão de bolo diferente, que não leva farinha.

E esse bolo não decepciona: tem banana e coco, que são frutas que eu amo, não tem trigo na receita e pode ser feito com óleo de coco no lugar da manteiga, o que habilita ele para os intolerantes! Vamos lá:

Ingredientes:

– 4 ovos em temperatura ambiente

– 2 a 3 bananas prata bem maduras

– 2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de coco em temperatura ambiente

– 1/3 a 1/2 xícara de chá de rapadura ralada, mel ou melaço (a quantidade depende do seu paladar, eu uso menos)

– 2 xícaras de chá de coco ralado

– 1 colher de sopa de fermento em pó (opcional – para um bolo menos denso e mais fofo)

– Nozes, amêndoas, uvas passas ou até mesmo mais uma banana cortada em pedacinhos para acrescentar à massa

Modo de fazer:

A primeira coisa é ligar o forno em 200° para pré-aquecer. Em seguida, unte uma assadeira média  (usei uma de 20cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe amido de milho (ou farinha de trigo, se quiser).
Em seguida, bata no liquidificador ou processador as bananas com os ovos, até formar uma massa clara bem homogênea. Adicione a manteiga e a rapadura/mel e bata novamente, até misturar. Em seguida, coloque essa massa em uma tigela e misture o coco ralado aos poucos com a ajuda de uma espátula, até incorporar tudo. Acrescente também o fermento em pó, se for usar. Se for acrescentar alguma castanha, fruta seca ou até mesmo pedacinhos de banana à massa, agora também é a hora!
Coloque na assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno. Diminua a temperatura para 180° e aguarde cerca de 30-40 minutos. Como cada forno é diferente, após esse tempo, você pode testar se ficou pronto espetando um palito no centro do bolo. Se sair seco, está no ponto!

Imagem: reprodução Flickr.

8 comentários em “Bolo de banana e coco

  1. Oi, Solange.

    Nossa, quanta coisa boa junta! hahaha
    Conheço a manteiga de coco, sim, e acho que deve mesmo ter ficado uma delícia. 🙂
    Obrigada por vir aqui me contar!

    Abraços!

  2. Oiê, Susana!

    Eu adoro esse bolo, fiz tanto que até tive que parar um tempo, pra poder testar outras receitas! hahaha
    Fico feliz que tenha dado certo, e que você tenha gostado também dos textos aqui do site.

    Obrigada pela sua sugestão e pelo comentário!

    Abraços 🙂

  3. Oi Ariela,
    Fiz esse bolo hoje e em vez de usar a manteiga ou o óleo de coco, eu usei uma manteiga de coco da bioporã, não sei se você conhece. Acrescentei a banana em pedaços no final, junto com nozes e uva passas e ainda coloquei 1 gota do óleo essencial de amêndoas amargas, ficou delicioso!
    Parabéns pela receita! Divina!
    Beijos!

  4. Olá Ariela! Acabei de comer uma fatia do bolo de banana e coco que fiz! Ficou muito saboroso! A textura ficou meio parecida com pudim, sabe? No coco ralado, usei as sobras de outro dia que havia feito leite de coco e congelado, talvez por isso.
    Agradeço pelas úteis e muito bem escritas informações do seu blog! Que espaço interessante! Muito obrigada! Acompanharei e farei outras receitas.
    Gostaria de dar uma sugestão sobre tema: Síndrome de Ovários Policísticos.
    Obrigada e parabéns pelo site! 🙂

  5. Hmm, parecem dicas de Dani! 🙂 Acertei?
    Fico muito feliz que tenha gostado, e acho que a idéia da cozinha é isso aí mesmo: testar e modificar, fazer as receitas do jeito que você gostar mais e aprender coisas novas. Obrigada pelo comentário, espero que continue acompanhando o blog. Abraços!

  6. Fiz essa receita hoje, mas mudei um pouquinho, como uma amiga indicou (não sei se ela pegou essas dicas com você!): troquei o coco por farinha de aveia, acrescentei 2 c.s de linhaça e 1 c.s. de canela, e, por fim, coloquei menos manteiga! Ficou uma delícia, todo mundo aqui em casa amou 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *